MEC AUTORIZA O CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA NA FETAC

0
224

A Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó – FETAC, acaba de ter mais um curso superior aprovado pelo Ministério da Educação – Teologia. Nos dias 07 e 08 desse mês uma equipe do MEC realizaram a vistoria na instituição onde foram avaliados diversos quesitos para a autorização do curso.

De acordo com o diretor da faculdade, Antônio Marcos Veras de Souza, foi uma das avaliações mais criteriosas que a instituição já foi submetida. “Todos os cursos para serem aprovados precisam ter a grade curricular, docentes, estrutura física e quadro administrativo avaliados, no entanto, essa avaliação, realmente foi muito criteriosa – isso mostra que nossa faculdade está à altura e possui condições de oferecer um curso de qualidade aos interessados”, disse o diretor.

O coordenador do curso, Vaner Matos que acompanhou todo processo de avaliação, pontuou que o curso foi autorizado em grau de Bacharelado na modalidade EAD, e será aberto a todo público sem distinção religiosa.

“Esta formação estuda as religiões como um todo, considerando o contexto histórico em que cada uma está inserida e sua a influência na sociedade. O papel deste profissional vai muito além da atuação junto a instituições religiosas, ou como padre ou pastor. Ele pode trabalhar em empresas, escolas e organizações não governamentais. Pode se dedicar ainda à pesquisa e atuação social no Brasil ou exterior, e, sobretudo,  um lider religioso  ético, fundamentado e instruído, ”, disse o coordenador.

Marcos Veras destacou que a faculdade vai aguardar a publicação da portaria e logo a faculdade anunciará o vestibular.

Conheça o Curso superior de Teologia

 

O curso superior de Teologiatem duração média dequatro anos e proporciona uma formação humanística, com forte engajamento social.

Há focos diferenciados entre as instituições de ensino. A faculdade poderá dar ênfase ao estudo de textos sagrados e escrituras. Outras promovem a análise sociológica e antropológica das religiões. Independentemente do enfoque, os alunos de Teologia fazem o estudo aprofundado das tradições religiosas de diferentes grupos sociais. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

Grade curricular do curso superior de Teologia

  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
    Método Científico e Normas de Pesquisa
    Leitura e Interpretação de Texto
    Evolução das Ideias Sociais
    Atividades Complementares
    História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
    Filosofia da Religião
    Introdução à Teologia
    Religiões Mundiais
    Psicologia Geral
    Atividades Complementares
    Tecnologia Investigativa
    Introdução ao Antigo Testamento
    Cristologia
    Fundamentos da Teologia
    Missiologia
    Atividades Complementares
    Ética e Responsabilidade Social
    Teologia da Graça
    Direitos Humanos e Diversidade Cultural
    Fundamentos da Ética Teológica
    Hebraico Bíblico
    Atividades Complementares
    Língua Brasileira de Sinais – Libras
    Metodologia do Trabalho Comunitário
    Culto Cristão
    Ecumenismo
    Grego Bíblico
    Atividades Complementares
    Políticas Públicas e Meio Ambiente
    Moral Cristã
    Eclesiologia
    Espiritualidade Cristã
    Exegese Bíblica
    Atividades Complementares
    Acessibilidade e Inclusão Social
    Introdução ao Novo Testamento
    Criação, Ecologia e Reino de Deus
    Oratória, Pregação e Comunicação
    Iniciação Científica I
    Ciência das Religiões
    Estágio Supervisionado I
    Atividades Complementares
    Raciocínio Lógico e Solução Criativa e Problemas
    Optativa
    Hermenêutica Bíblica
    Métodos de Leitura Bíblica
    Iniciação Científica II
    Teologia, Cidadania e Políticas Públicas
    Estágio Supervisionado II
    Atividades Complementares
    Gestão Empreendedora

Mercado de trabalho

O profissional formado no curso de Teologia encontra diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Confira as principais:

Ministério: O preparo para o ministério religioso é o objetivo de grande parte dos estudantes de Teologia. Os profissionais formados podem prestar assistência e realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações.

Pesquisa: O profissional da área de Teologia pode trabalhar fazendo pesquisas históricas, estudando as tradições religiosas ou interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos. Pode fazer também análise e interpretação da influência que a religião exerce sobre determinado grupo social.

Ensino: Se licenciado, o profissional em Teologia pode dar aulas de religião em todos os níveis de ensino, ou ainda atuar em projetos educacionais de Organizações Não Governamentais (ONGs) e centros religiosos.

Empresas: Diversas empresas empregam estes profissionais para dar apoio e aumentar a eficiência das equipes. A Petrobras, por exemplo, contrata Teólogos para dar suporte às equipes das plataformas marítimas.

Mercado editorial: O profissional de Teologia pode atuar também como escritor, produzindo livros e revistas voltados para temas religiosos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here