Entrevista na Rádio Jota FM

Ao completar seu primeiro ano como prefeita de Caarapó, Lurdes Portugal participou de uma entrevista na manhã de terça-feira 30, nos estúdios da Rádio Jota FM, para falar sobre o que foi feito durante esse período.

EVENTOS

Na conversa com o comunicador Wander Ferreira, ela começou comentando sobre as festas promovidas pelo município, especialmente as atividades de dezembro. Ela destacou o Natal com o projeto “Natal com Afeto”, que aconteceu nas praças da cidade e nos distritos, com várias atrações natalinas. Entre elas, o show teatral Batucando Histórias e a apresentação da dupla Ícaro e Gilmar, que animou o aniversário de Caarapó no dia 20 de dezembro. A prefeita também agradeceu o apoio financeiro do estado e da senadora Soraya Thronicke.

Lurdes comentou sobre os sorteios promovidos pela ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caarapó), com maior investimento de um município do estado, sendo R$ 100 mil da Prefeitura. Ela também falou sobre a Decoração Natalina nas casas, com prêmios como um televisor de 50 polegadas, um frigobar e uma churrasqueira, além do sorteio do IPTU.

A prefeita destacou ainda outros eventos importantes, como as festas realizadas nas comunidades, escolas e creches durante os períodos comemorativos, o Festival Sagrado Peixe, o Festival Geek, o Desfile Cívico de 7 de setembro e a FEPEC (Feira dos Pequenos Empreendedores de Caarapó), que participa de diversas atividades no município. Além disso, mencionou a tradicional feira ao lado da Praça da Planalto, além do incentivo e realização de atividades esportivas e culturais na cidade.

OBRAS

Diante ao período de chuva e necessários os serviços emergenciais a Operação Tapa Buracos, que está sendo executado, até a retomada do recapeamento, realizado em parceria com o CONISUL( Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios da Região Sul) em que tem contemplado mais de 20 quadras em diferentes regiões do município.

A prefeita comentou também do seu pedido do ritmo dos trabalhos de drenagem e pavimentação no Jardim Aprazível seja acelerado, para que possam avançar também em outros bairros, como Adonai, Capitão Vigário e Planalto. Além disso, o distrito de Nova América já recebeu pavimentação. Pelo projeto MS Ativo 2 do estado, está prevista uma obra de asfaltamento na Rua Maranhão, que terá um rodoanel ligando a BR-163, próximo à Lar, até a MS 156, perto da Coamo.

Lurdes destacou as construções e reformas de cinco pontes, além das estradas que estão sempre sendo monitoradas para garantir uma melhor passagem ao meio rural. Ela também mencionou que há outros incentivos voltados tanto para pequenos quanto para grandes produtores.

Na questão do Balneário Municipal informou que todas as ações necessárias para obter a aprovação do Corpo de Bombeiros estão sendo feitas com responsabilidade. Além disso, estão cuidando do entorno do lago para que os banhistas possam aproveitar um espaço seguro e acolhedor. Afirmaram ainda que foi preciso fazer um reparo na comporta, entre outras melhorias na obra estão sendo analisadas para a liberação ao público.

As obras de reforma e construção do PAM já contam com uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão, enviada pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, além de outras melhorias de ampliação. Também estão sendo realizadas melhorias nos postos de saúde do município e na aldeia Tey Kuê, além do Hospital São Mateus. Um destaque é o Posto de Saúde do Bairro Capitão Vigário, que está em fase de construção. A creche Aristides Maciel recebeu recursos do deputado federal Marcos Pollon, e houve uma mudança no projeto para atender a outras necessidades. Também está em andamento a construção de uma nova creche no Bairro Capitão Vigário e a escola municipal no Jardim Aprazível, que demandam mais de R$ 5 milhões para serem concluídas. Além disso, está no radar as melhorias na Escola Moacir Franco, no Bairro Santo Antônio, em que se busca recursos adicionais.

ILUMINAÇÃO

Outro projeto importante é o Brilha Caarapó, que substituiu todas as lâmpadas convencionais por LED em 100% dos bairros Santo Antônio, São Jorge e Shalon, além dos distritos de Cristalina e Nova América. Foram também instaladas cerca de 1.200 lâmpadas em outras áreas da cidade.

HABITAÇÃO

A prefeita explicou que, nos primeiros seis meses do ano, serão entregues as 50 casas habitacionais. Houve um atraso devido a questões burocráticas envolvendo a associação, mas essa situação já foi resolvida e as casas estão nos preparativos finais para serem entregues aos beneficiários, com previsão até 30 de janeiro.

SELO PRATA

Ela também destacou uma novidade do programa Caarapó Digital, que aumentou a transparência na administração municipal. Por isso, o município recebeu o Selo Prata, um reconhecimento nacional por oferecer informações completas e bem organizadas sobre as ações do governo em2025. Caarapó está entre as cinco cidades do estado a conquistar esse selo, o que é considerado um grande orgulho para o município, já que é uma conquista inédita.

CAMPANHAS

Várias campanhas importantes foram realizadas pelos setores de Assistência Social e Saúde, todas com metas atingidas. Além disso, destacou-se o projeto Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae.

EDUCAÇÃO

Na área da educação, a prefeita Lurdes falou sobre uma conquista que beneficia 120 estudantes por meio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com cursos gratuitos de Administração, Logística e outros, voltados tanto para alunos quanto para profissionais da área.

Outro projeto em andamento é o Rota Universitária, que está em andamento para ser criado para auxiliar no custeio de estudantes de baixa renda a chegarem às universidades e cursos superiores.

SERVIDOR PÚBLICO

Sobre os servidores públicos municipais, a prefeita ressaltou a valorização de todas as categorias e agradeceu pelos serviços prestados à comunidade. Ela comentou sobre a realização da 1ª Copa do Servidor, que promoveu esportes, além de mencionar o reajuste salarial de 5,5%, benefício de Vale Alimentação e almoço para os funcionários públicos municipais, entre outros avanços.

FROTA

Na entrevista, ela também falou das aquisições feitas em 2025, incluindo 13 veículos: uma retroescavadeira, um trator, uma unidade odontológica móvel, três caminhões, quatro ônibus, uma caminhonete e dois veículos menores.

FINANCEIRO

Para encerrar, a prefeita lembrou do compromisso herdado da gestão anterior com o pagamento das dívidas. Ela citou valores importantes pagos ao PrevCaarapo (mais de R$ 7,8 milhões), ao Hospital São Mateus (mais de R$ 10,3 milhões para obras estruturantes e móveis) e ao consórcio Conisul (mais de R$ 2 milhões para perfuração de um poço artesiano na aldeia indígena, recapeamento de vias em Caarapó e asfaltamento no distrito de Nova América).

AGRADECIMENTOS

Por fim, ela agradeceu à equipe de trabalho, aos vereadores e aos políticos estaduais e federais como também o governador Eduardo Riedel e sua equipe, que contribuem com o desenvolvimento do município. Convidou toda a população para acompanhar a queima de fogos na virada do ano na praça central e curtir o show da Banda Ponte Aérea no dia 31 de dezembro. Desejou um feliz 2026 cheio de realizações e momentos especiais para todos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here