17 de junho de 2026
HomeSem categoriaCaarapó reforça ações do Junho Prata em defesa dos direitos da pessoa...

Caarapó reforça ações do Junho Prata em defesa dos direitos da pessoa idosa

Relacionados

Mulher é morta em frente da filha pelo ex

Menina de 9 anos viu o pai assassinar a...

Agraer-MS compra tratores e plantadeiras em contratos por mais de R$ 821 mil

A Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)...

Condenada por tráfico é presa na BR-163 em Juti

Uma mulher de 34 anos, condenada a seis anos...
spot_img

A Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve durante todo o mês a campanha Junho Prata, iniciativa voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

A campanha tem como marco o dia 15 de junho, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Nesta data, o município realizou o Dia D da campanha, promovendo ações de sensibilização e orientação à população sobre a importância da proteção e da garantia dos direitos das pessoas idosas.

Como parte da mobilização, foram divulgados conteúdos educativos, vídeos e mensagens de conscientização nas redes sociais da Prefeitura. Também foi realizada a fixação de cartazes informativos em estabelecimentos comerciais do município, levando orientações sobre os direitos da pessoa idosa e os canais disponíveis para denúncias de violência e violações de direitos.

A campanha alerta para as diversas formas de violência que podem atingir a população idosa, como agressões físicas, violência psicológica, abuso financeiro, negligência e abandono. Além da conscientização, a iniciativa busca fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia de situações que coloquem em risco a segurança, a dignidade e o bem-estar das pessoas idosas.

A programação segue no dia 18 de junho, quando profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e da equipe do CREAS participarão de programas nas rádios locais para orientar a população sobre os direitos da pessoa idosa, prevenção de golpes financeiros e os canais de denúncia disponíveis.

No dia 23 de junho, os participantes do Conviver receberão uma palestra de conscientização promovida pela equipe do CREAS. A atividade abordará os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, formas de prevenção e mecanismos de proteção. Também será apresentado o relato de experiência de uma vítima de golpe financeiro, proporcionando orientações práticas para que os idosos possam identificar e evitar esse tipo de situação.

Encerrando a programação, no dia 30 de junho será realizada uma confraternização com os participantes do Conviver. O encontro terá como objetivo fortalecer os vínculos sociais e familiares, promover a integração entre os idosos e celebrar a importância da convivência comunitária para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

A campanha Junho Prata reforça que proteger a pessoa idosa é uma responsabilidade compartilhada entre família, sociedade e poder público. Respeitar e valorizar as pessoas idosas é reconhecer sua trajetória, suas contribuições para a comunidade e garantir que envelhecer seja um processo seguro, digno e livre de qualquer forma de violência.

 

Últimas Notinias

spot_img