

O requerimento foi protocolado na segunda-feira (27), “a fim de prestar esclarecimentos acerca da omissão da Força Nacional de Segurança Pública diante das invasões indígenas em propriedades rurais, em especial a ocorrida recentemente no município de Caarapó”.
Conforme o documento, a convocação do ministro aconteceria durante os trabalhos da CAPADR (Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural).
Na justificativa, o parlamentar de MS lembrou que o ministro tem competência para determinar o uso da Força Nacional. “Resta inequívoco que a subordinação hierárquica e decisória da Força Nacional está vinculada diretamente à Pasta da Justiça. O que impõe ao referido Ministro a obrigação de esclarecer as razões da ausência de atuação imediata e eficaz diante de fatos de tamanha gravidade”, apontou.
Por fim, o deputado destacou as proporções do ocorrido no município. “Diante de tais ocorrências, a inércia do aparato federal de segurança revela-se inadmissível, sendo dever desta Comissão apurar o ocorrido”, disse.
Fogo e ocupação
Grupo de indígenas, com cerca de 50 membros, ocupou a Fazenda Ituipã . Eles expulsaram o caseiro e iniciaram um incêndio de grandes proporções. O fogo chegou a atingir o maquinário e a área de plantação.
O grupo de indígenas chegou a permanecer em ocupação no município após o ocorrido no sábado (25). No entanto, o número de ocupantes diminuiu no domingo (26). No local, houve policiamento pelo entorno da propriedade rural.
Já na cidade e região, equipes policiais realizaram patrulha. A ocupação da fazenda teria começado já no dia 21 de outubro.
Midia Max





