31 de outubro de 2025
HomeDestaqueCanindeyú: Seca choca forte na produção de soja

Canindeyú: Seca choca forte na produção de soja

Relacionados

Bandidos assaltam banco e deixam rastro de guerra em Katueté PY

Usando explosivos e até um drone, pelo menos 50...

Casal é preso pelo crime de tráfico de drogas em Eldorado

Nesta quinta-feira (30), uma ação conjunta entre a Delegacia...

Ex-prefeito de japorã vira alvo do MPE

Prefeitura passou a ser investigada após ex-prefeito que ficou...

Prefeita Lurdes é homenageada com título de Cidadã Sul-Mato-Grossense

A prefeita de Caarapó, Maria Lurdes Portugal, viveu um...
spot_img
A seca prolongada colocou em crise os produtores de soja do Departamento de Canindeyú, que enfrentam perdas significativas nas suas colheitas. Segundo o produtor Fabio Rodriguez, a falta de chuvas gerou uma queda estimada de 40% na produção, o que ameaça arruinar muitos agricultores que não vão conseguir cumprir seus compromissos financeiros.
Rodriguez explicou que nos últimos anos o Departamento de Canindeyú foi reconhecido como um importante produtor de soja, sendo considerado uma referência na atividade agrícola. No entanto, a situação atual é dramática, segundo ele disse.
A seca prolongada, que atinge grande parte do país, reduziu consideravelmente a produção, estimando até 40% menos na colheita de soja deste ano. Esta situação não só afeta a economia da região, como põe em xeque os produtores dependentes desta atividade.
FINANÇAS. Indicou que, segundo os cálculos dos próprios agricultores, esta diminuição da produção gera sérias dificuldades em fazer face aos seus compromissos financeiros, principalmente aqueles assumidos com instituições bancárias.
Apenas uma pequena percentagem dos produtores, cerca de 5%, poderá ter uma colheita relativamente boa, o que representa uma esperança muito limitada para a maioria.
A situação é crítica; muitos receiam que as suas dívidas se acumulem e não possam ser pagas, o que poderia levar a um endividamento ainda maior ou, na pior das hipóteses, à perda de suas terras, como afirmou Rodriguez.
Com informações Portal Canindeyu

Últimas Notinias

spot_img