22 de setembro de 2021

BR 163 em Caarapó é ocupada por índios no KM 216 contra a PL 490

Author

Categories

Share

Um protesto de manifestantes indígenas nessa terça-feira (29), e deve seguir amanhã na BR-163, no KM 216 – Posto Base da PRF em Caarapó.

A manifestação acontece devido a votação no Congresso Nacional, do Projeto de Lei n° 490, que altera o processo de demarcação de aldeias no país.

Chegando por volta das 11h o grupo de indígenas utilizou tronco de arvores, e galhadas, além de montar uma parede humana, impedindo o tráfico de veículos nos dois sentidos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em tempo há liberação para passagem do veículos, e seguida torna-se fechar quando há um aumento considerável.

O que se notou e confirmado por  um indígena que orientação que a cada duas horas seja liberado o trafico, para ambulância e carga de produtos perecíveis, que seguirá  o manifesto pacificamente.

Perguntado pela reportagem se há algum líder para detalhar a motivação do manifesto, ninguém se manifestou como líder, dizendo que todos seriam os cabeçantes, e com truculência, os registros de imagens disseram que não poderiam ser feitos.

Uma equipe do Cras pediu passagem para atender uma gestante no distrito de Nova América, não teve êxito com a insistência, precisando de outra alternativa, por outra estrada de terra aumentando em muito o percurso que estava bem próximo.

Além das 8 aldeias credenciadas em Mato Grosso do Sul, o ato ocorre em vários estados do Brasil. A demarcação é direito previsto na Constituição Federal, que estabelece aos índios o chamado “direito originário” sobre essas terras.

Author

Share