O município de Caarapó está entre as cidades de Mato Grosso do Sul que receberão reforço na atenção primária à saúde, por meio de credenciamento de novas equipes anunciado pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram autorizadas 1.133 novas equipes para atuar em diversas regiões do país, com 18 delas destinadas ao Mato Grosso do Sul.

Conforme a Portaria GM/MS nº 7.380, Caarapó será beneficiada com uma equipe de saúde bucal, que atuará no atendimento odontológico da rede básica, ampliando a cobertura e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Outras cidades Sul-mato-grossenses também foram contempladas com equipes de saúde da família e equipes multiprofissionais, como Dourados, Ponta Porã, Miranda, Itaporã, Paranhos, Fátima do Sul, Japorã, Pedro Gomes e Nova Alvorada do Sul.

O investimento federal previsto é de R$ 106,47 milhões para 2025, com impacto total estimado em R$ 270,36 milhões no orçamento do próximo ano. A medida integra o segundo credenciamento realizado neste ano e visa fortalecer o atendimento integral e humanizado, com foco em populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua, privadas de liberdade e comunidades ribeirinhas.

Segundo a secretária de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, a iniciativa visa reduzir desigualdades no acesso à saúde e ampliar os serviços em territórios com maior demanda por cobertura.

Para que os recursos sejam liberados, os municípios beneficiados, como Caarapó, devem cadastrar as novas equipes no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) até setembro, além de manter atualizadas as informações junto ao Ministério da Saúde.

(Com informações de Ketlen Gomes/Campo Grande News)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here