O casal caarapoense, Eduardo Hergessel e Suene Fiorenza, com dedicação de um ano de estudos e pesquisas na área da piscicultura, decidiu aplicar o conhecimento em uma propriedade da família. Devido as riquezas naturais na propriedade, sendo a água, um dos 3 pilares (qualidade da água, oxigenação e alimentação) para o desenvolvimento do cultivo de tilápia, uma das espécies de peixes de maior produção no país, no ano 2023, atingiu em torno de 550.060 toneladas do pescado.
Com a safra pronta, os peixes estavam no ponto de abate, que seriam comercializados no mês que vem, na sexta-feira Santa, foi quando houve uma falha humana.
(Na produção intensiva e super intensiva os riscos são altos, e qualquer falha é fatal).
Foi desligada a turbina que gera o oxigênio e esquecido de religar, em poucas horas, um projeto, um sonho se perdeu, um erro que levou a morte de todos os peixes, 1.200 exemplares, alguns com mais de 1kg.
Apesar das perdas foi importante o apoio do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Chicão, que está com projeto em vigor para a ampliação do setor no município.
O casal retomará com a atividade, a pesar do prejuízo.
Saiba mais:
Com as devidas técnicas e uso da tecnologia é possível fazer a criação intensiva, atingindo uma biomassa de até 30 tilápias por m3; para que isso seja possível, algo tão importante quanto a ração e a qualidade da água é a oxigenação, através de um Compressor Radial e difusores, que introduzem oxigênio na água.