23 de janeiro de 2025
HomeGeralPipoca cria Projeto de Lei que visa identificar pessoas com deficiência oculta

Pipoca cria Projeto de Lei que visa identificar pessoas com deficiência oculta

Relacionados

Mais de 900 aparelhos de celulares foram apreendidos pela PRF em Naviraí

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carga de eletrônicos...

Reunião com Feirantes discute melhorias e expansão da Feira do Produtor em Bodoquena

Na manhã desta terça-feira (21), a prefeita de Bodoquena,...
spot_img

Acaba de ser aprovado na Câmara Municipal de Caarapó, o Projeto de Lei Municipal de autoria do vereador Odirlei Luiz Longo o “Pipoca” (PSDB), que dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta.

Após a tramitação e aprovação no Legislativo, o projeto foi encaminhado ao prefeito André Nezzi (PSDB) para ser sancionado. O chefe do Executivo tem até 15 dias para sancionar a lei.

Embora já tramite um Projeto de Lei federal com a mesma propositura, o que a iniciativa vereador Pipoca visa é ampliar a conscientização e identificação de pessoas no município de Caarapó que sejam portadoras de quaisquer tipos de deficiência oculta e/ou invisíveis.

“Ou seja, aquelas que não são imediatamente identificadas, como autismo, transtorno de déficit de atenção, demência, doença de Crohn e fobias extremas. O cordão de girassol já é um instrumento de identificação reconhecido e aprovado em diversos países. O cordão de girassol é uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás, estampada com desenhos de girassóis e foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres”, explicou o vereador propositor.

Confira na íntegra em que consiste a lei proposta pelo vereador Pipoca:

Art. 1º A utilização do cordão de girassol torna-se símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta no Município de Caarapó.

Parágrafo único: O uso do colar de girassol não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência.

Art. 2º O cordão de girassol de que trata o art. 1° desta lei deverá ser da cor verde, estampado de girassóis da cor amarela e seguir o modelo contido no Anexo Único desta lei.

Art. 3º Para os efeitos desta lei, entende-se por pessoa com deficiência oculta aquela que possui impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial, que possa impossibilitar sua participação plena e efetiva na sociedade quando em igualdade de condições com as demais pessoas.

Art. 4º Por meio do uso do cordão de girassol, a pessoa com deficiência oculta terá assegurados os direitos a atenção especial e a atendimento prioritário e humanizado.

§ 1º – Para os efeitos do disposto no caput deste artigo, as repartições públicas, as empresas prestadoras de serviços públicos e os estabelecimentos privados deverão oferecer atendimento prioritário e serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e imediato à pessoa com deficiência oculta que esteja portando o cordão de girassol.

§ 2º – Para os efeitos do disposto no § 1º deste artigo, entende-se por estabelecimentos privados:

I – supermercados;

II – bancos;

III – farmácias;

IV – bares;

V – restaurantes;

VI – lojas em geral;

VII – demais estabelecimentos que exerçam atividades similares às dos elencados por este § 2º.

§ 3º – A utilização do cordão de girassol não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência oculta, caso seja solicitado.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará, no que couber, o disposto nesta Lei.

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Caarapó-MS., 16 de março de 2023.

Últimas Notinias

spot_img