Em Mato Grosso do Sul, bolsonaristas do PROS seguem com apoio a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República. Apoiadores do atual presidente ficaram em um impasse, já que o diretório nacional do Partido Republicano Da Ordem Social pode ter eventual apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
A incerteza paira sobre o partido, que teve Marcus Holanda reconduzido à presidência da legenda após decisão do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) e que apoia a candidatura própria do partido com Pablo Marçal. No entanto, anteriormente o partido era comandado por Eurípedes Júnior, que declarou apoio ao PT nas Eleições de 2022.
Em Mato Grosso do Sul o cenário de eventual apoio ao candidato petista gerou preocupação, mas mantém os bolsonaristas do PROS ao lado do candidato do PL. Para a atual presidente do partido, Débora Ibrahim, o apoio à candidatura de Lula está ‘fora de cogitação’.
Ela explica que “esse foi nosso grande impasse, que na verdade era o outro presidente que tentou impor essa posição”. Contudo, destaca que “mesmo se fosse colocado, nós do Estado não iríamos apoiar essa condição [de apoio ao PT]”.
A presidente do diretório em MS lembra que mesmo com Marçal candidato à Presidência pelo PROS, “o partido deixa livre para cada candidato apoiar o seu candidato à Presidência”. Então garante que “aqui em MS o apoio a princípio é do Bolsonaro”.
Nacionalmente o apoio é de Marçal, mas em MS “os candidatos estão abertos para apoiar quem quiser”. Com a decisão de recondução de Marcus, Débora aguarda definição para saber se segue como presidente do partido, que assumiu no último dia 30.
Convenção do PROS
O PROS-MS realiza a convenção partidária nesta sexta-feira (5), último dia permitido pelo calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Serão oficializados os candidatos que concorrerão nas Eleições de 2022 pelo partido no Estado.
A atual presidente do partido é uma das pré-candidatas a deputada federal pela legenda. O evento deve ocorrer de forma online, a partir das 10h.
Nos eventos são oficializadas as candidaturas aos cargos de governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual. Após a escolha de candidatas e candidatos nas convenções, o prazo máximo para os partidos políticos registrarem as candidaturas à Justiça Eleitoral é 15 de agosto.
MidiaMax