20 de setembro de 2021

Na divisa com o Paraná, Parque Nacional já teve quase metade destruída pelo fogo

Author

Categories

Share

Localizado na divisa entre Mato Grosso do Sul e o Paraná, o Parque Nacional Ilha Grande já teve quase metade de sua área consumida por um incêndio. O fogo começou que no último domingo (11) e a região enfrenta 28 dias de estiagem. Como a maior parte das chamas está localizada em território paranaense, Bombeiros do estado vizinho atuam no incêndio florestal. O Corpo de Bombeiros de MS não foi acionado.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão gestor do parque, informa que, de 76 mil hectares do Parque, 32,5 mil hectares da área foram atingidos pelo fogo – 29 mil hectares na Ilha Grande e 3,5 mil hectares na várzea continental. O fogo começou na região da Praia de Paracaí no domingo (11) e na Lagoa de Jatobá na noite da terça-feira (13).

Em MS, foi a partir da noite da terça-feira (13) que os moradores perceberam o fogo. Em Itaquiraí, um leitor disse que consegue avistar as chamas de casa e que a fumaça chega até sua residência, que está coberta de fuligem. Ele mora a 2 km do Parque Nacional. “Que tristeza. Ali tinha muitos animais, que devem estar mortos”, lamentou. Na cidade de Naviraí, também era possível avistar a fumaça do incêndio nesta quarta-feira (14).

De acordo com o ICMBio, o fogo, que tinha dois focos, foi se alastrando e se dividindo em vários outros focos. Há duas frentes de combate nas áreas mais graves, uma no norte da várzea continental e outra no sul de Ilha Grande. “A ação está sendo realizada num esforço conjunto envolvendo o ICMBio, Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar do Paraná, Prefeitura de Altônia, CORIPA, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso”, disse o Instituto.

Ainda não há informações sobre como o fogo começou, mas uma possibilidade é que tenha sido causado pelo tempo seco. Não chove no Parque Nacional há 28 dias e há ventos de 50 km por hora. Segundo o Instituto, há dificuldades no combate ao fogo, como acúmulo de combustível, solo hidromórfico, altas temperaturas durante o dia e baixas durante a noite e ventos fortes com rajadas.

O Parque Nacional de Ilha Grande fica localizado na Bacia do Rio Paraná, na divisa de MS com o Paraná, sobre o arquipélago fluvial de Ilha Grande. O Parque abrange nove cidades: Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí, no Mato Grosso do Sul e Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no estado do Paraná.

MidiaMAX

Author

Share