16 de junho de 2021

Assoreamento do Rio Iguatemi preocupa vereador Gessé e produtores de peixes em Mundo Novo

Author

Categories

Share

O crescente assoreamento no Rio Iguatemi esta preocupando ambientalistas. O alerta que esta sendo acompanhado pelo vereador Gessé Ferreira, tem que destacado o risco eminente por produtores de peixes em Mundo Novo, que tem transferido um espaço para plantio de arroz, desde da década de 90 com implantação de 55ha de lãminas d’água para a reprodução e engorda de peixes,tem propagado o Município como à Capital do Peixe.

As 24,1 mil toneladas do pescado abatidos por ano no frigorífico de peixes, Copisc (cooperativa de piscicultores da região), tem diretamente 30 famílias dependentes, sendo o Rio e seus influentes importantes para cadeia das espécies.
Conforme o edil, estará junto ao grupo de ambientalistas e produtores de peixes, para maior alerta e viabilidade de comprometimento dos órgãos responsáveis do Governo e dos municípios e proprietários de terras as margens do rio para mecanismos essenciais, enquanto há tempo.

O processo no acúmulo de sedimentos, tem resultado no excesso de material sobre o leito, dificultando a navegabilidade e o seu aproveitamento; sendo intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção das matas ciliares.

Author

Share